Guia da casa econômica: como economizar energia ao usar o micro-ondas?

Confira algumas dicas para otimizar o uso de seu micro-ondas e verifique se seus hábitos se encaixam na economia de energia elétrica de um cidadão consciente!Você apaga as luzes da casa quando não está no ambiente, passa todas as roupas de uma só vez para aproveitar o calor do ferro e demora pouco tempo no banho. Mesmo assim, sua conta de energia elétrica insiste em permanecer alta. Pouca gente sabe, mas é na cozinha que se concentram os grandes vilões da economia, dentre eles – e em lugar de destaque – está o forno de micro-ondas. Isso mesmo! O eletrodoméstico figura entre os 10 principais consumidores de energia em uma casa. Saber usá-lo a seu favor não só gera economia, como também contribui para os hábitos de sustentabilidade da família.

A sustentabilidade, afinal de contas, é algo que começa em casa, com pequenas atitudes que cada morador pode mudar ou se policiar no dia a dia. Por outro lado, com a correria da vida moderna, é cada vez mais comum e necessário o uso do eletrodoméstico, que é prático, não faz sujeira e facilita a vida de todos.

Confira algumas dicas para otimizar o uso de seu micro-ondas e verifique se seus hábitos se encaixam na economia de energia elétrica de um cidadão consciente!

Descongele os alimentos naturalmente
Se no dia seguinte você pretende comer aquele peixe que está congelado ou a lasanha do fim de semana passado que sobrou, tire o alimento ainda hoje do freezer e o deixe repousando na pia ou mesmo na geladeira para que vá descongelando naturalmente. Planejamento na cozinha é sempre importante e, neste caso, é fundamental para a economia. Evite o uso desnecessário do micro-ondas!

Água é o segredo
O funcionamento do micro-ondas é baseado no aquecimento da água que cada alimento contém. Para acelerar o aquecimento do aparelho e ainda reduzir a energia gasta no processo, uma dica é adicionar uma pequena quantia de água no prato da refeição a ser preparada.

Cubra a comida
Aquele prato próprio para micro-ondas, que é todo furado na parte de cima, é um grande aliado do seu bolso. O simples ato de cobrir a comida faz com que o vapor do cozimento não escape e ajude no aquecimento mais rápido.

Para preparar os alimentos, use o fogão
Cozinhar no micro-ondas pode parece mais prático, mas também é mais caro. O ideal é usar o eletrodoméstico apenas para aquecer os alimentos ou preparar pratos muito rápidos, que não exijam tanto tempo de cozimento. Quanto mais tempo o micro-ondas permanecer ligado, maior o gasto de energia elétrica!

Leia o manual do aparelho
Ler as instruções do fabricante é útil para se familiarizar com o aparelho e aprender o tempo ideal que cada alimento necessita para ser aquecido ou preparado. Alimentos colocados no micro-ondas regulado com potência errada podem não ficar tão saborosos, sem contar o desperdício de energia.

Stand-by jamais
Aparelhos que não estejam em uso, mas que permanecem continuamente ligados na tomada gastam energia. Muitos modelos têm relógio interno ou luzes que ficam acesas e gastam desnecessariamente. Tire o micro-ondas da tomada e só volte a ligar quando for usar. O micro-ondas é usado em quase 1% do tempo e fica no modo stand-by em 99% dele, consumindo aproximadamente 5 kWh ao mês. Este número é bastante significativo se comparado ao equipamento em funcionamento! Com 30 minutos de uso diário, o micro-ondas gasta 18 kWh por mês. Ainda acha pouco? O gasto é maior do que a do ferro elétrico pelo mesmo período de tempo ou um ventilador ligado durante cinco horas por dia.

E você, gostou das nossas instruções? Conhece mais medidas para reduzir o uso e o gasto do micro-ondas? Implemente estes cuidados no dia a dia e fique ligado para mais dicas para economizar energia em casa!