6 pequenos ajustes que ajudarão na economia de energia de sua casa

Quer aprender a poupar energia e economizar nas contas de luz? Confira 6 ajustes simples que irão te ajudar na tarefa!Se a conta de luz da sua casa anda desequilibrando o orçamento no final do mês, talvez seja a hora de rever alguns hábitos e buscar consumir energia elétrica de forma mais consciente. Pequenas mudanças de atitude, como não deixar a luz acesa ao sair de um cômodo, passar todas as roupas da casa de uma só vez e trocar os tipos de lâmpadas que você usa podem realmente fazer toda a diferença no gasto de energia.

Quer aprender a poupar energia e economizar nas contas de luz? Confira 6 ajustes simples que irão te ajudar na tarefa!

1. Substitua suas lâmpadas
Considere substituir as lâmpadas incandescentes da sua casa pelos modelos fluorescentes compactados. Esta pequena mudança pode representar uma economia de energia elétrica de até 80%. Na hora da compra, também é importante verificar se a embalagem da lâmpada tem o selo Procel, que é um indicativo de que o produto consome pouca energia. É verdade que os modelos fluorescentes são mais caros, mas o investimento compensa: estas lâmpadas duram até 10 anos, enquanto as incandescentes funcionam por apenas um.

2. Aposente o chuveiro elétrico
Você sabia que o chuveiro elétrico é o eletrodoméstico que mais gasta energia na sua casa? Uma saída interessante é substituí-lo por opções mais em conta, como sistema de aquecimento solar ou um chuveiro a gás, que consomem bem menos energia. A mudança pode acarretar certos gastos no começo, mas com certeza valerá a pena – para o meio ambiente e para seu bolso!

3. Passe e lave suas roupas de uma só vez
O inofensivo ferro de passar roupas também consome um volume considerável de energia, especialmente no aquecimento inicial. Por isso, considere acumular um volume considerável de peças de roupa para passá-las de uma só vez. Uma dica é separar as roupas de tecidos mais leves e delicados, como lingeries, para serem passadas com o ferro já desligado, já que ele continua quente por cerca de 10 minutos fora da tomada. A tática de acumular roupas também vale para a hora de lavagem na máquina de lavar.

4. Seja comedido no uso do ar-condicionado
Se você faz parte do grupo que não vive sem ar-condicionado, adote algumas medidas para otimizar o seu uso. Uma dica é desligar o aparelho quando não houver pessoas no cômodo e manter a porta sempre fechada. Quando você retornar, o ambiente ainda estará gelado.
No inverno, você pode optar por usar o aparelho apenas no modo de ventilador, sem acionar a refrigeração: a atitude ajuda a consumir menos energia. Na hora de instalar o ar, evite colocá-lo em locais quentes, com incidência de sol ou próximo a equipamentos elétricos. Instalado em locais pouco adequados como estes, ele “trabalhará” mais, consumindo energia em excesso.

5. Desligue a TV antes de dormir
Quando assistir televisão à noite, mantenha as luzes apagadas e não durma com o equipamento ligado. Uma opção é ajustar o timer para o aparelho desligar automaticamente. Se for trocar seu equipamento atual, dê preferência para os que utilizam monitores de LCD, que consomem menos energia.

6. Verifique se a porta da geladeira está vedada
Sim, a devida vedação da porta da sua geladeira pode representar uma economia e tanto de energia. Um teste simples e rápido para verificar se a porta está adequadamente vedada é colocar uma folha de papel entre ela e a geladeira. Se você puder retirar a folha com facilidade ao fechar o eletrodoméstico, isto significa que as borrachas de vedação não estão mais em boas condição de uso.

Acredite: economizar energia é possível com pequenas mudanças de hábitos. Cuidados como nunca deixar a luz acesa ao sair de um cômodo, evitar transformadores ligados na tomada se não estiverem sendo utilizados e desligar a chave de luz da residência ao viajar são o que, juntos, contribuem para uma grande economia no fim do mês. Pequenas atitudes do dia a dia promovem grandes mudanças – comece já!