12 mitos sobre consumo de energia que você precisa conhecer

Desmistificamos 12 crenças sobre economia energética. Confira nossa lista e reformule seu checklist doméstico!Você usa seus eletrodomésticos de forma comedida, policia seus hábitos e mesmo assim se assusta com o valor da sua conta de energia? Em muitas das vezes, o consumidor faz tudo certo, mas não sabe que cultiva hábitos que são prejudiciais na hora da economia, gastando mais do que deveria simplesmente por acreditar em alguns mitos que podem ser verdadeiros vilões para quem pretende poupar.

Para evitar que você caia nessas armadilhas e criar uma rotina com um consumo mais eficiente de energia, desmistificamos 12 crenças sobre economia energética. Confira nossa lista e reformule seu checklist doméstico!

1- Fazer a comida no microondas é mais econômico
O microondas é uma ótima opção para aquecer os alimentos. Para prepará-los, a melhor opção ainda é o fogão, que mesmo no caso dos elétricos, tem o consumo de energia bem menor. Fique atento!

2- Tomadas de 220 volts são bem mais econômicas
Neste caso, a verdade é que a diferença é tão pequena na economia que não chega a ser significativa no consumo!

3- Abrir a geladeira várias vezes ao dia gasta mais energia
O problema não é exatamente abrir a porta do eletrodoméstico várias vezes, mas sim o tempo em que ele permanece aberto: desta forma, há troca de calor, e a geladeira perde grande parte do ar refrigerado que utilizava para conservar os alimentos. O uso ideal do aparelho é mantê-lo o maior tempo possível fechado – e ser rápido no uso quando a porta estiver aberta.

4- Passar roupas diariamente é mais econômico do que esperar juntar uma muda de roupas
Não! A maior parte do gasto de energia elétrica está justamente no tempo de aquecimento do ferro. Depois de ligado, o melhor é usar o máximo possível passando várias peças. Portanto, junte uma boa quantia que compense ligar o aparelho.

5- Luzes com sensores de presença sempre são mais econômicas
Nem sempre, já que os sensores diminuem significativamente a vida útil das lâmpadas fluorescentes com o “liga e desliga” intenso. O ideal é instalar estes dispositivos em lugares de pouco movimento.

6- Não há relação entre as contas de água e energia
Grande erro, porque em um condomínio, por exemplo, é necessário energia para que a bomba de água funcione e distribua água para os apartamentos. Economizar água também significa economizar luz!

7- Apertar mais de uma vez o botão do elevador é desperdício
Mito! Uma vez acionado, não se gasta mais energia ao continuar apertando – desde que seja o botão individual – assim como deixar a porta aberta por tempos maiores. O gasto de energia do elevador está em seu movimento de sobe e desce.

8- Lâmpadas fluorescentes gastam menos
Esta afirmação só é verdadeira quando as lâmpadas em questão são comparadas às amarelas. As de LED, no entanto, são as melhores para o bolso, já que são as mais econômicas.

9- Vale a pena desligar o computador sempre que houver uma pausa no uso
Não compensa desligar e ligar tudo de novo se essa pausa for pequena. Se for se ausentar por uma hora, aí sim é melhor desligar. Caso contrário, desligue apenas o monitor e programe para entrar em modo de hibernação.

10- Equipamentos de segurança encarecem a conta
Mito! Além de serem eficazes, estes equipamentos gastam uma quantia irrisória na conta de energia. Melhor prevenir do que remediar!

11- Aparelhos em modo stand-by não consomem energia
Aquela luzinha que fica vermelha ou o relógio que continua a funcionar no seu aparelho de som (mesmo quando está desligado) consomem energia. Tanto que equivalem a 7% do consumo anual de energia elétrica de uma casa!

12- Ar-condicionado gasta o mesmo em qualquer lugar da casa
Falso! Quando instalados em locais de grande incidência solar, os aparelhos de ar-condicionado tendem a aumentar o uso de eletricidade. Convém fazer um estudo dos locais mais estratégicos e escuros da casa. O ar-condicionado representa 40% do gasto mensal na conta de energia!

E você, já conhecia algum destes mitos de consumo de energia? Deixe um comentário!